Instrução para Instalação das Fechaduras Residenciais

 

Selecionamos esta dica por ser ainda um mistério para muitos a instalação de uma fechadura. Estas instruções foram elaboradas pela empresa Stam que é uma de nossas fornecedoras. Por falar nisso, temos diversos produtos desta empresa a venda em nosso site. Confira!
 
Desejamos a vocês, internautas e amigos, um bom aprendizado e uma proveitosa leitura. 

 

Baú Comércio de Ferragens
 
Instrução para Instalação das Fechaduras Residenciais .
 
São dicas simples e fáceis que fazem grande diferença. Aprimore os seus conhecimentos em relação aos produtos Stam. Faça o teste você mesmo e comprove, em poucos segundos, a forma correta de instalação de uma fechadura.
 
Antes de fazer a instalação, sugerimos o seguinte procedimento:
 
(O procedimento descrito a seguir, serve tanto para fechaduras das linhas residencial e moveleira, dos tipos yale ou tetra.) 
  
Reconhecimento dos Cilindros.
 
 
 
 
1- Identifique corretamente os cilindros FÊMEA (SEM ROSCA) e MACHO (COM ROSCA).
 
2- Antes de instalar a fechadura na porta, segure a máquina virada para você, de forma que a logo da Stam seja visualizada na testa da fechadura.
 
3- Ainda com a fechadura de frente para você, do lado esquerdo da testa na primeira cavidade inferior, de baixo para cima, insira o cilindro FÊMEA (SEM ROSCA).
 
4- Agora do lado direito da testa repita a operação nº 3, sendo que desta vez o cilindro MACHO (COM ROSCA) entrará na segunda cavidade inferior. 
 
5- Com a testa da fechadura virada para você (passo nº 2), insira o parafuso de fixação no furo abaixo da lingueta, gire-o completamente com o auxílio de uma chave philips.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Componentes da fechadura:
 
 
 
Procedimentos iniciais de instalação: 
 
1) A fechadura deve ser instalada a 1 metro do piso. 
 
2) Marque a porta, com um lápis, o contorno da fechadura e os furos para o cilindro e a maçaneta. Isso define a parte da porta que vai receber o furo para o encaixe da máquina da fechadura. 
 
3) Fure a testa da porta, utilizando uma broca de 16mm, dentro dos limites marcados a lápis, para alojar a máquina da fechadura. Fure também os encaixes do cilindro e da maçaneta. 
 
4) Utilizando um formão dar acabamento liso ao alojamento da fechadura e do cilindro, eliminando as arestas e cantos vivos. 
 
5) Retire toda a serragem da porta, com a fechadura no local marque os limites da testa da fechadura na porta, fazendo um rebaixo para encaixe da testa. 
 
6) Encoste a porta no batente para marcar os furos da lingueta e do trinco e o rebaixo da contra-testa, parafusando-a a seguir. 
 
 
 
 Reversão do trinco:
 
 
1) O trinco pode ser girado para a esquerda ou para a direita, conforme o fechamento da porta.
 
2) Caso seja necessária a reversão do trinco, faça o REVERSOR deslizar até o final do trilho (figura ao lado). Pressione o trinco para dentro da fechadura e gire-o verticalmente para a posição desejada. Quando estiver na posição, a mola expulsará o trinco para fora. Para finalizar a operação, retorne o Reversor para a posição vertical, travando-o novamente. 
 
 
 
 
 
 
 
 Retire o parafuso de fixação do cilindro.
 
 
 
 
Com o auxilio de uma chave philips retire o parafuso que fica na testa da máquina, para prosseguir com a instalação, retirando o cilindro.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Retire o cilindro.
 
 
 
Após retirar o parafuso, retire o cilindro (dos dois lados, tanto o macho quanto a fêmea) para iniciar a instalação da fechadura.
 
*O Cilindro Fêmea (sem rosca), cilindro macho (com rosca). 
 
Na dúvida, consulte a informação sobre o reconhecimento de cilindros acima.
 
 
 
 
 
 
 
 
 Instale a máquina da fechadura.
 
 
Segure a testa da fechadura virada para você, coloque a fechadura no espaço preparado na porta. Observe, que o trinco tem que ficar virado para cima, de acordo com a furação da maçaneta e do cilindro.
 
* Caso seja necessária a reversão do trinco, veja o procedimento descrito anteriormente.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Coloque o cilindro.
 
 
 
 
Com a máquina instalada, antes de parafusar a testa na porta, insira os cilindros, retirando as chaves e observando o alinhamento dos mesmos, sem parafusá-los.
 
Posicione a maçaneta e verifique se ela está acionando o trinco. Aproveite para testar o acionamento da lingueta pelo cilindro, girando a chave. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Retire a chave e fixe o parafuso central da testa.
 
 
Com o auxilio de uma chave philips fixe os parafusos que ficam na testa da máquina, para prosseguir com a instalação. Estes parafusos são responsáveis pela fixação do cilindro e da máquina, por isso NÃO INSTALE A FECHADURA, sem seguir este procedimento.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fixe o espelho:
 
 
 
Insira a maçaneta na fechadura antes, junto com a roseta de plástico, verifique se o trinco está sendo acionado pela maçaneta. Agora você já pode fixar o espelho. Faça o mesmo procedimento do outro da porta.
 
Importante: Utilize a maçaneta e a roseta plástica para centralizar o espelho, aperte os parafusos de fixação do espelho, este procedimento é responsável pelo perfeito funcioamento do conjunto maçaneta na máquina da fechadura.
 
 
 
 
 
 
 
 Fixe a maçaneta:
 
 
 
 
Observe que a maçaneta deve ser inserida no espelho, observando que a furação deve estar para cima, para a correta fixação. A maçaneta fêmea (conforme foto) tem que ser fixada na parte interna do ambiente.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Parte final da fixação da maçaneta:
 
 
 
 
Após ter fixado as maçanetas dos dois lados da porta, insira o pino e utilize um martelo (suavemente) para auxiliar na fixação. Obs: Verifique a colocação das rosetas plásticas, elas devem ficar entre a maçaneta e o espelho.
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: www.stam.com.br.